Atualizado: 17 de jan. de 2021
Peça Piloto ou Prototipagem
Em todo processo de produção estão presentes os processos de Idealização, criação de esboço, criação de modelo, confecção de protótipos, adequações, aprovações e produção.
Na indústria da moda não há diferença, como visto nos temas anteriores neste blog, passamos pelo estilista e modelista e agora é o momento de realizar a primeira peça, a peça piloto ou o protótipo.
A peça piloto é fundamental para a verificar se aquilo que foi idealizado pode ser reproduzido como o previsto. Nesta etapa são verificados o tipo de tecido, a costura, posicionamento de entretelas, botões e acessório e o caimento da roupa além de outros pontos como curvas das cavas, altura de gola, se as pences e pregas estão bem colocadas entre muito mais.
Devido aos prazos curtos ou redução de custos, alguns ficam tentados a pular essa importantíssima etapa e acabam absorvendo um risco de grandes prejuízos em tempo e dinheiro. Mesmo em um conceito simples de uma vestimenta e uma modelagem fácil é um risco partir para a produção sem o teste do molde, pois mesmo seguindo o padrão de medidas da ABNT há de se verificar o biotipo médio dos clientes/consumidores, a proposta que a marca quer entregar, o estilo. Essas variedades fogem as medidas padrões e é aí que a execução de peças pilotos são importantes, para que não coloque em linha de produção roupas que não condizem com sua marca.
Além do mais, a produção de peças sem esse tipo de aprovação pode propagar erros nas peças e levar a perder quantidades absurdas de tecido.
Outro erro comum é substituir o manequim por pessoas variadas para a prova das peças piloto. A peça piloto deve ser sempre observada em um manequim de medidas conhecidas, pois se a peça piloto for provada em pessoas diferentes em cada ajuste, a peça nunca será concluída.
A peça piloto é idealmente elaborada a partir de uma numeração/tamanho médio da grade de medidas. Com a piloto corrigida e aprovada é elaborado a gradação do molde das peças para os tamanhos menores e maiores.
Já na linha de produção, a peça piloto juntamente com a ficha técnica dita como as peças devem ser produzidas. A ficha técnica traz cada detalhe técnico como quantidades de acessórios, tipo de costura e acabamento, tecido e estampa. A peça piloto é o modelo visual que complementa os detalhes técnicos onde pode ser manipulado, virado no avesso em busca de mais detalhes e até servir de base para definir a sequencia de montagem das peças.
Com a Sophiemarrye você pode fazer suas peças pilotos com qualidade e segurança e fazer a aprovação das peças antes de encaminhar para produção. Entre em contato conosco.
Atualizado: 17 de jan. de 2021
O universo da indumentária é muito amplo e está sempre em transformação, pois o limite deste universo está relacionado diretamente ao limite da imaginação. No entanto a concretização de todas as ideias passam pelos processos de estilismo e modelismo.
O estilismo e o modelismo são íntimos e por certas vezes até o mesmo. Têm a função de estudar, criar, adaptar e lançar soluções para com as especificações do desenho e confeccionar os moldes para a sintonia perfeita com a arte.
A estilista e a modelista são o essencial e o diferencial em empresas de confecção. São elementos estratégicos que permeiam pela criação, pesquisa de tendencias de estações, perfil de consumidor, elaboração e processo, acompanhamento e gestão até ao lançamento do produto ao mercado.
Atualizado: 27 de mar. de 2020
A modelagem é a técnica utilizada para representar em uma superfície plana uma vestimenta criada em desenho tridimensional, possibilitando assim, a sua confecção em materiais com aviamentos adequados. A modelagem é o inicio do processo produtivo de uma confecção sendo assim uma atividade fundamental.
A modelagem determina a qualidade final da vestimenta uma vez que é projetada desde o inicio visando a adequação do tecido ao modelo, a função que se destina, aos padrões de estética e de moda, entre outros.
Nos dias de hoje, a modelagem tornou-se digital saindo dos papéis para as telas de computador. A elaboração dos moldes em ambiente digital trouxe agilidade e mais precisão na elaboração dos moldes e a utilização de sistema CAD permite o desenvolvimento de diagramas, gradeamento, encaixes, planejamento da ordem de corte, riscos e modelagem do produto na tela.